segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Cadê o 1 Real??



Boa noite! Depois de um tempinho sem postar aqui resolvi voltar, agora de pouco estava aqui no orkut quando me deparo com uma comunidade chamada "Se acha bom em MATEMATICA?" e na descrição tinha o seguinte problema:

Eu, Tu e Ele... fomos comer no restaurante e no final a conta deu R$30,00.

Fizemos o seguinte: cada um deu dez reais...
Eu: R$ 10,00
Tu: R$ 10,00
Ele: R$ 10,00

O garçom levou o dinheiro até o caixa
e o dono do restaurante disse o seguinte:

- Esses três são clientes antigos do restaurante,
então vou devolver R$5,00 para eles!
E entregou ao garçom cinco moedas de R$ 1,00.

O garçom, muito esperto, fez o seguinte: pegou R$ 2,00 para ele
e deu R$1,00 para cada um de nós.

No final ficou assim:
Eu: R$ 10,00 (-R$1,00 que foi devolvido) = Eu gastei R$9,00.
Tu: R$ 10,00 (-R$1,00 que foi devolvido) = Tu gastaste R$9,00.
Ele:R$ 10,00 (-R$1,00 que foi devolvido) = Ele gastou R$9,00.

Logo, se cada um de nós gastou R$ 9,00
somando, juntos gastamos R$ 27,00

E se o garçom pegou R$2,00 para ele, temos:
Nós: R$27,00
Garçom: R$2,00
TOTAL: R$29,00

Pergunta-se:
Cadê o 1 Real???

Achei o texto interessante, e não sabia onde salvar, então nada melhor que o blog! =D
Até agora não sei onde está o 1 real... =S

6 comentários:

  1. Ai meu Deus, demorou e agora voltou dando trabalho.rss

    Me lembro que um professor de matemática explicou onde foi parar esse 1 real, mas não lembro.

    Sei que não está comigo.hahahahaha

    Assim que descobrir volto para te contar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Me lembrei de mais uma coisita.

    Na época meu professor relacionou o problema citando o fato de termos 11 dedos. Ou seja um truque, uma jogadinha...

    ResponderExcluir
  3. AAaah! Entendi mais ou menos...
    Vou pensar mais um pouco aqui entãao! rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Já descobriu?? Ou tá lento igual sua mãe? kkkkkkkkkkkk

    Eu já descobri, quando quiser te explico.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Agora que a senhora me explicou eu entendi! hehe

    ResponderExcluir